segunda-feira, 6 de abril de 2009

Planejadores I want you!





O fechamento do mês de março registrou um fato um tanto curioso. A venda de veículos bateu mais um recorde somando 271.494 unidades vendidas no país, número esse 17% maior do que as registradas em março de 2008.

A indústria automobilística brasileira mostrou novamente sua força depois de sofrer com os efeitos da crise e ressurgiu no cenário econômico de forma estrondosa. O mais surpreendente é que março de 2009 é o segundo melhor mês da história no que diz respeito ao total de vendas de automóveis no Brasil, perdendo apenas para o mês de julho em 2008.

A redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados) foi a grande alavanca que impulsionou tal crescimento. Isso pode ser explicado por um possível medo dos consumidores em relação ao adiamento do corte do IPI, assim muitos deles anteciparam suas compras com intuito de aproveitar tal benefício. Para tentar prolongar tal período de vendas, o governo federal já anunciou uma prorrogação da redução de tal imposto até o mês de julho.

Pitaco de Tucker!

“Como grande amante de carros, espero que os gestores do setor automobilístico brasileiro planejem cada um de seus passos em meio a tempos de incerteza econômica. Exemplos de péssimas atitudes não lhes faltam, vide o hilário ocorrido de meus compatriotas milionários, que em uma tarde em Washington, incorporaram o papel de pedintes frente ao congresso norte americano. Viagem essa obviamente regada a drinks exóticos e vôos em jatos particulares. Poxa Alan Mulally, num venha me falar que da próxima vez você irá dirigir por 10 horas. Não faça isso! Fique em Detroit e veja um jogo dos Pistons por mim”.

” Pistons, cars, hã hã don’t you understand it buddy? (a nice joke)

“Os governos não podem servir de tampão para erros de planejamento e má administração. Como Lulu Florêncio disse (tomando como base o capítulo 1 do livro), como grandes administradores todos nós devemos planejar, organizar, liderar e controlar, simples assim. Se estivesse vivo certamente andaria de Toyota, bons gestores. O macroambiente está aí! God bless América. Sou Preston Tucker e esse foi o segundo texto do blog Digestor de idéias”.

Um comentário:

  1. pois é tucker.esse IPI é bom para quem? não há um planejamento para administrar esse fluxo de novos carros com uma frota já demasiadamente grande numa cidade caótica como são paulo...aqui não planejamento, nem conceitos de eficácia ou eficiência..há sim ações apaga incêndios sem perceber o impacto como num efeito dominó sobre todos os setores da economia também fragilizados e mais ainda sobre nosso meio ambiente..já tão poluido e nossas ruas continuam esburacadas..para onde está indo o dinheiro..essa pergunta que nunca se cala!

    ResponderExcluir