sábado, 6 de junho de 2009

Tesla Motors

Caros,

Existem certos momentos em nossa vida que pensamos: “Por que não tive esta idéia?”. Hoje, em 2009, me deparo com diversas novidades, muitas delas compartilhadas com os leitores do (Di) gestor, e fico maravilhado com a evolução de nossa tecnologia, dos produtos e bens de consumo. Computadores minúsculos, ausência de fios, nanotecnologia, i-Pods, LED’s... Uma infinidade de itens revolucionários que se adaptaram perfeitamente ao nosso cotidiano, sendo elevados ao patamar de “necessários” ultimamente.

Observando principalmente o setor automobilístico, não pude deixar de perceber que toda essa tecnologia já está chegando aos carros. Carros esses que estão cada vez mais próximos àquelas prospecções futurísticas de George Orwell e Michael J. Fox em De Volta Para o Futuro. Pneus finos que não furam, materiais descartáveis, centrais de entretenimento, sistemas inteligentes de segurança entre outros itens já estão presentes nos automóveis de hoje.

Porém a evolução que nos leva uma mudança radical na cultura automotiva não é tão visível. Ela é perceptível. Dá para ouvi-la e senti-la. Enxergá-la? Também, mas só para quem está muito próximo.

Essa mudança se dá nos propulsores que estão sendo desenvolvidos por diversas marcas e engenheiros, que buscam uma maneira limpa e eficiente de locomoção mecanizada.

Já não é de hoje que as montadoras pesquisam motores e combustíveis alternativos, como energia elétrica, solar, combustíveis orgânicos e etc.

Mas em 2003 uma montadora californiana despontou nesse cenário. A Tesla Motors entrou no mercado, com apenas um produto em seu portfólio: um super esportivo elétrico para duas pessoas. Uma proposta arriscada, uma vez que esses motores nunca foram considerados confiáveis por parte dos consumidores, e muito menos potentes.
Lançar esse esportivo foi um desafio para Elan Musk (co-fundador do sistema PayPal) e seus parceiros. A partir do investimento de sete milhões e meio de dólares um protótipo foi desenvolvido e posteriormente comercializado.

Seu motor elétrico gera uma potência suficiente para fazer o pequeno carro ir de 0 a 96km/h em 3.9 segundos, com a autonomia de 390km por carga realizada numa simples tomada convencional, através de adaptadores e cabos. Sistema de freios, câmbio e suspensão são igualmente bem projetados, traduzindo toda a força do motor elétrico em uma esportividade pura e segura.

Quanto ao acabamento e design, seguem as linhas tradicionais dos pequenos esportivos, com dois lugares, interior exclusivo em couro, instrumentos convencionais e também instrumentos para leitura de informações sobre o motor elétrico.

Com uma estrutura exclusiva, acabamento refinado e um desempenho invejável, logo foi sucesso entre especialistas e formadores de opinião. Custando por volta de 100 mil dólares, é um esportivo genuíno, limpo e que vem dando dor de cabeça para o mercado tradicional.

Para 2010 está programado o lançamento de um sedan, também elétrico, que custará cerca de 50 mil dólares. Muitas unidades já foram reservadas através do site da empresa (http://www.teslamotors.com/), o que nos evidencia um futuro promissor para a pequena montadora.

Sendo assim, eles seguem com a missão da marca, de desenvolver e vender alta performance, em carros elétricos altamente eficientes. Ou seja, a Tesla Motors une estilo, aceleração e estabilidade à tecnologias avançadas, que permite que tenham o motor elétrico mais rápido e eficiente do planeta.

Uma grande idéia e um grande projeto que infelizmente não foram meus, mas por outro lado, para o planeta, grandes empresários já tem essa visão de oportunidade aliada a sustentabilidade. Ponto pra Tesla!


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