quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O preto nunca foi tão verde


Hey Tigers,

Após um longo período de abstinência do meu lado escritor, estou de volta! Como diria meu amigo e humorista John Lajoie: “Oh yeah I’m back bitches”. Para reatar nossa relação vim falar sobre a sustentabilidade na web e como pequenos atos podem colaborar para grandes economias de energia. Sempre escutei falar que a aplicação da cor preta como background de páginas da web ou mesmo como fundo de tela do desktop tinha o poder de economizar alguns watts de energia. Pensando nisso, fiz uma rápida busca no Google sobre o assunto descobri algo um tanto quanto interessante:

  • Páginas com o fundo branco são muito menos agressivas aos olhos.

  • A visualização de páginas com o fundo preto propiciam uma economia energia de até 20% * em comparação ao ato de visualizar uma página com o background branco.

*números que consideram os caracteres e pequenas imagens expostas nas páginas.

  • A exibição de um ecrã branco demanda cerca de 74 watts, enquanto um ecrã preto gasta cerca de 54 watts.

Como um verdadeiro tigre, apliquei tal coloração em meu blog. Nem sempre um grande empreendedor possui a primeira idéia, e quando isso acontece seguir grandes idéias é o melhor a fazer, ainda mais quando se trata do tema preservação do meio ambiente.

Digo que não tive a primeira idéia, pois muitos sites aplicaram a cor preta como background e não se sabe ao certo o pioneiro, mas trago a vocês um case relacionado a esse tema.

Todos conhecem a página mais acessada do mundo. Google, o maior buscador do planeta e terror de Bill Gates possui a interface branca, sendo assim propicia um enorme consumo de energia que poderia ser evitado recolorindo a página de preto. O eco4planet, uma versão do Google com apelo masi sustentável economiza energia pelo simples motivo de sua tela de exibição ser predominantemente preta. Considerando as mais de 1,4 bilhão de buscas diárias realizadas no Google com tempo médio suposto em 10 segundos por pesquisa e a proporção de monitores por tecnologia utilizada, teriamos com um buscador de fundo preto a economia anual de mais de 5,3 Milhões de Kilowatts-hora! Carregando essa ideologia é que surgiu o buscador vinculado ao Google, Eco4planet.

Bom Termino aqui o post que celebra o retorno de nossa relação....um grande abraço.



Um comentário: