sábado, 6 de junho de 2009

Engajamento

A palavra engajamento é muito utilizada dentro das organizações. Isso nos faz refletir quais motivações as empresas esperam que seus profissionais estejam engajados.

Foi divulgada  uma pesquisa da Gallup sobre o engajamento da força de trabalho brasileira. Esse estudo revelou que 21% dos entrevistados estão engajados no seu trabalho. O conceito trabalhado pela Gallup é mais amplo que a simples satisfação pelo trabalho.

Esse dado faz com que tenhamos algumas reflexões.O que é essencial para o engajamento? O que desperta e mantém a paixão do empregado pela empresa – bons salários, acesso às informações, treinamentos, cursos? Ter um líder engajado com a empresa e em desenvolver sua equipe colabora para o engajamento do funcionário?

Tudo isto é importante para o engajamento, mas se estas ações forem aplicadas de forma segmentada, não são suficientes para que os valores, a missão, a visão e o DNA da empresa sejam absorvidos pelos empregados. Não podemos esquecer que todos os funcionários são instáveis, seja com carências, desejos, crenças, expectativas e emoções

O que podemos afirmar é que, de fato, todas as pessoas buscam o reconhecimento, desejam e esperam ser alguém significativo. E esse reconhecimento passa por todos os aspectos que dão valor às pessoas, seja recompensa financeira, oportunidade de crescimento, reconhecimento dos superiores ou bom relacionamento com os colegas de trabalho.

Dessa forma, se o líder for um bom ouvinte, saiba agregar e seja focado no desenvolvimento, mas a empresa peca nos quesitos salários e benefícios, será difícel reter o funcinário. O bom clima organizacional também é um fator essencial para o engajamento do empregado. É importante que a empresa esteja preocupada em cercar-se de todos os lados possíveis a fim de promover o engajamento.

Deve-se ressaltar que, atualmente, as companhias exigem cada vez mais de seus funcionários, e isso pode gerar uma insatisfação, por sentir que nunca faz o suficiente pela empresa. Esses funcionários estão cada vez mais capacitados, informados, atualizados e exigente. Fazer com que se sintam únicos e essenciais à empresa pode gerar o engajamento tão desejado.

Instigar o engajamento ou a paixão dos empregados é um investimento, que pode ter um custo à empresa, mas é sempre recompensador.Todos sabemos que empregados engajados são mais produtivos. Esses funcionários são mais lucrativos, mais focados nos clientes, mais seguros e mais resistentes às propostas de sair da empresa.
O que mais as empresas podem querer? 

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