sábado, 6 de junho de 2009

Folgados?

Gostaria de levantar uma questão, caros amigos!

Os publicitários são folgados?


Esse estigma já existe há um tempo, mas de onde será que ele vem?

Lá no começo, bem no início do mercado publicitário, todos os “criativos” da época ainda eram engravatados, escritores, poetas e artistas. Todos considerados normais até certo ponto. No Brasil esse modelo era o mesmo, e em alguma medida funcionava sem nenhum estigma.

Mas para existir tal característica é necessária a comparação com algum outro modelo de negócio. Acho que o que entra em conflito hoje em dia são as diferenças bruscas das culturas organizacionais convencionais e de outras, como as de agências de publicidade ou até mesmo empresas “normais”.

Muitos têm na cabeça que o profissional de criação é louco, não tem rotina, é desleixado, usa qualquer roupa e tudo mais (!!!), mas poucos percebem que isso é apenas o reflexo superficial de um estilo de trabalho.

Um funcionário não necessariamente precisa usar terno e gravata para ser eficiente e eficaz. Não necessariamente precisa trabalhar das 8 as 8 com apenas um horário de almoço. Para posições e cargos onde a matéria prima do trabalho é a idéia, o importante logicamente acaba sendo o resultado extraído do funcionário. Como ele vai ter essa idéia, são outros 500.

Talvez seja muito mais prático e interessante deixar um profissional livre, no que se diz respeito a comportamento e hábitos dentro do ambiente de trabalho, para que assim ele tenha o foco exclusivo no seu trabalho e uma produtividade superior àqueles que são confinados em longas jornadas de trabalho extremamente regradas. Talvez quanto mais confortável ele esteja, melhor as idéias fluem em sua mente. E repetindo: o que vale são as idéias.

Então seria um grande preconceito afirmar que os publicitários de uma maneira geral são folgados ou loucos. Eles têm um estilo próprio, assim como os engravatados do mercado financeiro, ou dos super sociais das grandes empresas como P&G. Eles vivem da maneira que julgam ser mais produtiva. Trabalham com deadlines extremamente curtos às vezes, tem longas jornadas de trabalho, viram noites, cultivam olheiras, mas sem necessariamente ter o mesmo estilo de vida e cultura organizacional de empresas consideradas tradicionais.

No final das contas, o Job sempre está lá, na data certa, muitas vezes super criativo, inovador e pronto para ser aprovado pelo cliente, que com certeza estará usando uma bela gravata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário